Enrolment options

Todos os métodos de medição do tamanho funcional - FSM - de primeira geração (o definido pelo IFPUG entre eles) estabelecem limites empíricos inferiores e superiores à quantidade de pontos de função que uma funcionalidade possa medir e sua aplicação básica pontua as funcionalidades numa camada de aplicação. 

Nos cenários em que as demandas de medição incluem um número grande o suficiente de funcionalidades, isso tende a não ser um problema em função do maior potencial dos efeitos de uma funcionalidade subestimada ser anulado pelos efeitos de uma funcionalidade superestimada. 

De forma similar também, não há problema quando as demandas de medição referem-se apenas a intervenções na camada de aplicação, sem a necessidade de desenvolvimento ou manutenção em camadas de infraestrutura. Mas e se esse não for o caso... Ai entra uma próxima geração de métricas.

Quando há demandas pequenas onde uma transação no máximo pontuará 6 PF pelo método do IFPUG mesmo se houver necessidade de reformular toda uma infraestrutura na arquitetura de software, o que acontece é uma perda da previsibilidade na estimativa do esforço ou custo a partir da medição; nos modelos em que a medição cumpre o papel de prescrever o custo, aumenta-se o risco para a contratada e potencializa-se preços maiores ou desequilíbrio econômico-financeiro.

Nesses casos, demandas com muitos pontos de função e que demandam pouco esforço (não porque a equipe seja superprodutiva propriamente dita) provocam uma tendência de menores taxas de entrega em relação à taxa de entrega alvo. Demandas com poucos pontos de função mas que demandam muito esforço (não porque a equipe seja incompetente) provocam maiores taxas de entrega.

O método de medição do tamanho funcional do COSMIC não estabelece limites arbitrários para medição de uma função e naturalmente permite medir software não apenas na camada de aplicação, mas também, em camadas de infraestrutura ou mesmo quando da necessidade de uma intervenção em um componente isolado na camada de aplicação... tudo isso de forma aderente às normas da ISO (14143).

To access this course, you must log in. If this is your first visit to our virtual room, we suggest trying the demo versions of our courses. Simply register on the site at: http://ead.fattocs.com.br/login/ and then these courses are available for free.